Saúde
Adaptando a casa para a melhor idade
Desenvolver projetos de arquitetura adaptando a casa para a melhor idade é certamente um desafio. Quando envelhecemos precisamos de cuidados especiais, inclusive no que diz respeito à decoração da casa. Diante disso, a arquitetura está inovando em muitos contextos ao projetar espaços de acordo com as limitações das pessoas com idade avançada.
Nossa experiência com arquitetura para saúde nos levou desenvolver projetos mais focados em acessibilidade. Assim, o projeto de uma casa para idosos ou pessoas com dificuldades de locomoção deve reconhecer as necessidades de conforto e das tarefas do dia-a-dia, portanto precisamos ajustar as estruturas existentes, melhorando a circulação e segurança e adaptando a casa para acomodar melhor as demandas existentes. Toda ação neste sentido busca sempre reduzir as chances de possíveis acidentes.
Imóveis preparados para esse público são ainda raros. A valorização de serviços e produtos para a terceira idade tem crescido muito e o mercado de arquitetura e design também acompanhará essa tendência. Em suma, o envelhecimento saudável da população brasileira como um todo, levará o mercado desenvolver novos produtos para essa faixa etária num futuro breve.
Diante deste cenário, como podemos adaptar a casa para pessoas com demandas especiais ?
Revestimento do piso
Quedas são as causas iniciais mais comuns para as enfermidades que atingem os idosos. A melhor forma de prevenir acidentes é instalando pisos antiderrapantes e assim construir dessa forma superfícies mais firmes para o deslocamento dos idosos. Dependendo da forma como são usadas, as peças conseguem aliar beleza e segurança.
Cuidados com o banheiro
O ambiente sanitário costuma ser o principal cenário para acidentes. Assim, instalar barras para desenvolver as atividades inerentes do ambiente com segurança se torna imprescindível. Instalar um vaso sanitário mais alto também ajuda na mobilidade. Da mesma forma, se faz necessário retirar os objetos soltos e perigosos, como peças de vidro. Quando o morador possui Alzheimer, não é recomendado usar muitos espelhos, pois podem causar alterações comportamentais. O banheiro deve ser de fácil acesso e o ideal é não ter trancas nas portas. E, da mesma forma, a porta deve abrir para fora do cômodo, facilitando a remoção da mesma através das dobradiças, em casos emergenciais.
Acesso aos cômodos
Evite escadas longas ou curvadas. Para facilitar o acesso em médios a longos deslocamentos, é recomendado instalar suportes que permitam o descanso e contribuam com a prevenção de acidentes.
Mobiliário
Adotar móveis sem quina e fixos, ajudam no apoio em caso de perda de equilíbrio. Assim, planejar os espaços em prol da acessibilidade é fundamental.
Adaptando a casa para a melhor idade
Em primeiro lugar, troque, se possível, degraus por rampas adequadas conforme a norma com corrimão para apoio. Além disso torne o ambiente bem iluminado com janelas amplas e cortinas claras, da mesma forma, o contraste da porta x parede x piso também é importante para enxergar com mais nitidez.
Os objetos de uso devem ser guardados respeitando o perfil antropométrico de seu usuário. Assim , por exemplo, com objetos claros, armários devem ter fundo escuro, e vice-versa. Com objetos transparentes, abuse de luz artificial sobre eles.
Evite obstáculos que possam resultar em queda, como vasos, esculturas e tapetes. Crie facilidade para abrir as portas com maçanetas de alavanca ao invés das redondas. Evite padrões de revestimentos que causem tontura ou provoquem confusão mental.
Aproveite essas dicas para fazer as mudanças necessárias e tornar sua casa mais segura quando a hora chegar.
Este texto foi adaptado para este blog, mas foi originalmente escrito por nós para a Revista Saúde .