MM Arquitetura
Como executar uma obra sem dor de cabeça
Aqui está resumidamente os passos principais de como executar uma obra sem dor de cabeça. Sabemos que gerenciar uma reforma ou construção não é uma tarefa fácil. Mas também não precisa se tornar um pesadelo.
Para Fazer uma gestão eficiente você deve ter em mente um objetivo final: ter seu projeto bem sucedido com instalações seguras e bem acabado.
Em nossas obras usamos um manual próprio de controle para gerenciamento e gestão que desenvolvemos durante os últimos anos. Ele nos ajuda a administrar todas as etapas de uma obra sem dor de cabeça ou saldo negativo. Quer entender melhor como funciona? Então acompanhe as dicas que preparamos para você
Faça um bom planejamento
Planejar é o ponto chave de qualquer gestão eficiente. Todo mundo sabe disso. Mas a gente gosta de se enganar as vezes e acha que consegue executar toda a obra com um orçamento bem menor do que o pré-orçamento apresentado junto com o projeto inicial comprometendo a qualidade e segurança as instalações.
Por isso planejar-se bem significa um bom projeto. Documente todo o material para o inicio da execução de sua obra: plantas, memoriais, pontos elétricos, hidráulicos, estruturais, alvarás de licença, etc. Inclusive se for uma pequena reforma. Tenha em mente que “tocar o barco” sem rumo e ir resolvendo as coisas a medida que elas aparecem não dá. Ou seja, é preciso estabelecer prioridades e desenvolver as fases uma a uma.
Imagine o transtorno em levantar as paredes e depois descobrir que este espaço poderia ser melhor aproveitado de outra forma. Assim, nada melhor do que um bom planejamento para evitar qualquer tipo de retrabalho ou prejuízo.
Defina as metas
Aqui está a importância do desenvolvimento de pré-orçamento junto ao projeto. Insista para que em seu contrato de projetos seja apresentado um pré orçamento bem minucioso. Ele será o norteador de suas decisões. Então qualquer que seja o porte da sua obra, traçar objetivos claros e alcançáveis é o sucesso para que o projeto seja concluído com sucesso.
O pré-orçamento ajuda a você a definir acabamentos, prioridades e etapas de execução. Ele é norteador. Pode fazer você voltar atrás com uma idéia ou revestimento e preparar melhor financeiramente para execução da sua obra. Não quer dizer que será exatamente o que você vai gastar mas apresenta uma realidade próxima para você analisar todo o cenário antes mesmo de levantar o primeiro tijolo e definir as metas, cronogramas sem sustos financeiros no meio do caminho que inviabilizem o término de sua obra.
Controle o fluxo de caixa
Saber tudo que entra e sai durante o planejamento e a execução da obra é obrigatório para evitar prejuízos e saldos negativos. Viu? De novo a importância do pré orçamento para controle e gerenciamento de compra de materiais e mão de obra norteando suas decisões. Sabendo o quanto vc pode pagar em cada etapa, ficará mais fácil de estabelecer o cronograma de execução da sua obra para evitar prejuízos.
Faça bons orçamentos
Imagine gastar menos do que você se planejou . Será que é possível? Sim é. A negociação é outro grande pilar do gerenciamento de obras. Não é difícil fazer um bom negocio, Só é preciso paciência para pesquisar preços e avaliar orçamentos. Você deve tomar cuidado com as especificações. O mercado hoje oferece produtos similares a preços bem diferentes. Tome cuidado com garantias e especificações. As vezes uma sigla na ferragem de um móvel muda todo uma especificação e você pode não receber o produto que imaginou. Consulte seu arquiteto ou projetista antes da tomada de decisão pelo fornecedor.
Nossa equipe de gerenciamento de obras está sempre conectada com promoções e descontos. Muitos logistas oferecem descontos a vista ou para compras em grandes quantidades,. Se você tiver um bom planejamento de execução pode também fazer boas compras. A antecipação normalmente é uma vantagem. Mas para isso você precisa ter certeza da idoneidade de quem esta te vendendo para garantir as entregas no prazo estabelecido.
Dê prioridade a estrutura da obra
É bem normal a gente dar mais valor e apreciar a fase de acabamentos do que a estrutura em si da obra. Até porque escolher materiais de acabamento é algo mais inspirador e é o que a gente realmente vê depois da obra acabada.
Mas nunca deixe de lado as questões estruturais. Elas estão ligadas diretamente a segurança da obra e da vida útil do imóvel. O melhor caminho para não errar é contar sempre com profissionais capacitados legalmente, exigir contratos e documentos que ofereçam garantias de responsabilidade e durabilidade em todas as fases da obra, inclusive na decoração e mobiliário.
Contrate fornecedores especializados
Quer garantir a qualidade dos acabamentos , funcionalidade e executar uma obra sem dor de cabeça? Contrate fornecedores especializados. Eles tem experiência em suas áreas podem te garantir um pós- venda mais confiável. Faça instalações de materiais e acabamentos com fornecedores indicados pelos fabricantes. Você estará respaldado nos quesitos de garantias e manutenções.
Leia manuais de uso e instalação
De que adianta comprar a torneira mais linda da loja e descobrir que em menos de um ano ela perdeu a garantia por conta do produto de limpeza que você usou para higieniza-la? Assim leia manuais de uso e instalação. É importante que você saiba que nada dura para sempre. Tem itens que precisam de manutenção a cada 1, 5 ou 10 anos, tem aqueles que precisam de manutenção constante, como no caso dos ar condicionados. As garantias dos produtos são aceitas conforme uso e periodicidade das manutenções preventivas. É como um carro. A construção também precisa ser cuidada para que a vida útil se prolongue.
Seguindo estes passos o gerenciamento da sua obra será muito mais pratico e ágil, sem atrasos, sem comprometer a segurança das instalações garantindo entregas de qualidade.
Gostou dessa matéria? Então acompanhe nosso Instagran e Facebook e fique por dentro de mais conteúdos como este.