MM Arquitetura Conectada

Nosso Blog

Saúde

NeuroArquitetura e seus impactos em Ambientes de Saúde

NeuroArquitetura é o estudo da relação das pessoas com os ambientes em que estão inseridos. Assim, NeuroArquitetura e seus impactos em Ambientes de Saúde são consideráveis. É possível avaliar como os elementos do ambiente influenciarão cada pessoa, determinando sua percepção e comportamento.

Aplicando os conceitos de NeuroArquitetura é possível analisar conforto, produtividade e segurança de todos que vão utilizar os espaços. E, a partir desta compreensão, desenvolver projetos altamente eficazes nestes quesitos.

Veremos agora algumas dicas de como oferecer um ambiente médico de qualidade e conforto aos usuários.

Conheça seu público alvo

Em primeiro lugar, é preciso identificar os usuários, seus acompanhantes e sua equipe técnica. Alinhar suas necessidades e anseios para que você consiga exercer uma influência positiva sobre eles, é primordial.

Um bom exemplo são os ambientes alegres, divertidos, com um tom mais lúdico e colorido que agradam bem crianças e pessoas de espírito jovem e inovador, mas não pode ser desconectado de pessoas com dificuldades motoras ou visuais que precisam de boa claridade e segurança, para se sentirem confiantes e tranquilas.

Recepção do Ambulatório AJAS – CEPON SC – projeto MM ArquiteturaConectada

Crie estímulos genuínos

Criar estímulos para sentidos é uma das transformações que não exigem obra e é altamente eficaz para criar ambientes genuínos e convidativos nos espaços de saúde.

Para o olfato, use aromas, para audição, música, e texturas para o tato. No entanto não pode ser uma receita repetida em cada projeto. Para um resultado real, é necessário ser o mais personalizado possível, algo que marque e dialogue muito bem com sua empresa ou serviço.

Consultório Odontológico – Casa Cor 2010 projeto MM Arquitetura Conectada em parceria com a Arq. Andréa Patricia Girotto

Configure um layout apropriado

Ajustar layout adequadamente não é só passar a ideia de que o atendimento prestado é de melhor qualidade e humanizado. É atentar para as estações de trabalho mal divididas, ruídos em excesso, móveis pouco funcionais, cadeiras desconfortáveis, circulação comprometida que contribuem para uma rotina estressante, tanto para o paciente como para a equipe, que se torna pouco produtiva e desmotivada.

É muito mais fácil remodelar um espaço do que a personalidade de seus colaboradores, não é mesmo?

Otimize os espaços

Ambientes da saúde precisam valorizar um cenário equilibrado e harmônico, que transmita confiança e promovam rápida recuperação. Assim, espaços amplos que favorecem a entrada de luz natural  que são o principal estímulo ao foco, regulação do relógio biológico, facilidade na circulação pelo espaço, influências positivas no humor e na produtividade das pessoas.

Mas mesmo se as dimensões forem reduzidas e os ambientes forem privados da luz natural é possível garantir esse efeito a partir da otimização dos espaços e recursos de iluminação. Mas você deve estar se perguntado como fazer isso na prática.

É simples: invista em móveis funcionais e adaptáveis, ambientes reversíveis, divisórias em vidro e iluminação artificial programada.

Crie recepções internas que facilmente podem adaptar seu uso , por exemplo para um atendimento informal ou pequenas reuniões para sua equipe. Em ambientes desprovidos de iluminação natural, crie mecanismos de diferentes temperaturas de cor para iluminação artificial que acompanhem o correr do dia, mais clara pela manhã e tarde, mantendo mais tênue ao final do dia e noite.

É muito importante saber quando é meio-dia, com uma luz mais branca, que nos deixa ativos e quando é fim de tarde, com um tom amarelado do pôr do sol que estimula a produção de melatonina para que corpo começa a relaxar.

Viu só? A NeuroArquitetura não é complicada como muitos imaginam.

Pelo contrário: o estudo da NeuroArquitetura e seus impactos não só em Ambientes de Saúde mas em qualquer espaço que frequentamos, seja dentro da nossa própria casa, nos locais em que exercemos nossa atividade profissional ou no lugar onde buscamos melhorar a saúde, podem facilitar nosso cotidiano. Porque o bem-estar do seu paciente e de todos os envolvidos está atrelado ao espaço e a ambientação que você disponibilizará, além da qualidade de seus profissionais, é claro.

Ao pensar em espaços de saúde respeite quem o utiliza, busque um profissional capacitado que traduza isso em um projeto e que possa executar sua obra, para que você comprove os resultados positivos que irão acontecer na sua estrutura.

Este texto foi adaptado para este blog, mas foi originalmente escrito por nós para a Revista Saúde .

  • neuroarquitetura
  • saúde

Quer conhecer mais

e realizar o seu projeto?

Vamos tomar um café? Vamos ;)